domingo, 7 de agosto de 2011

Componentes Eletrônicos – Transistor

Transistor, é um componente que poderia se chamar triodo, pois assim como a válvula triodo, sua função é a de passagem de energia em um único sentido com um elemento controlador.

Assim como o diodo ele é feito de junções de material semicondutor. O diodo, como dito anteriormente, possui uma única junção composta de dois materiais semicondutores. O transistor, por outro lado, possui duas junções compostas por três materiais semicondutores.

Como pode ser visto abaixo, o transistor possui três pinos. Coletor, Base e Emissor.


A energia passa entre o coletor e o emissor, dependendo da variação de energia na base. A base serve como controlador de condução.
O transistor é com certeza uma das maiores invenções da eletrônica, pois além de substituir a válvula, na grande maioria dos casos, também proporciona a criação dos circuitos integrados, que em geral são conhecidos como processadores de computador, amplificadores operacionais, entre outros. Dentro desses circuitos pode haver dezenas ou até, milhares de transistores.
No caso da substituição da válvula, o transistor trouxe vantagens.
- Construção de equipamentos menores.
- Menor aquecimento dos circuitos.
- Menor consumo de energia.
- Alimentação de circuitos de baixa tensão.
- Facilidade de manuseio.
- Baixo custo do circuito.
Com a criação do transistor, tivemos os primeiros rádios a pilha e hoje temos os computadores pessoais como prova dessas vantagens.
O transistor comum pode ser testado por um instrumento medidor de resistência, assim como o diodo. No instrumento iremos notar que, testando com as pontas de prova nos terminais base e coletor e nos terminais base e emissor, o transistor deve conduzir em um único sentido. Medindo entre o coletor e emissor, a medição deverá ser de resistência infinita ou aberto.
A escolha de um transistor do tipo comum é mais complexa do que a de outros componentes. Existem os fatores principais como, tensão de trabalho(V), corrente de trabalho(I), potência de trabalho(W), ganho(hfe) e tipo de condução(npn ou pnp).


Por ter uma diversidade muito elevada de tipos e encapsulamentos, é necessária a utilização da literatura fornecida pelo fabricante para se definir a ordem de ligação para cada transistor. Essa literatura é tecnicamente descrita como datasheet.
O datasheet fornece também todas as informações do transistor.

2 comentários:

  1. Por que os transitores de germanium são melhores para fazer o pedal fuzz face ? é mais raro de achar, mas seria ele o intermediário entre a válvula e o de silício ? foi inventado antes P pergunto pois sua aparência é vintage. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a sonoridade possa parecer melhor, porque o transistor de germânio é muito instável. São as deficiências desse tipo de transistor que faz soar as notas de forma "inesperada". Ele perde para o de silício em quase todos os parâmetros. Baixo ganho, baixa velocidade, baixo limite de tensão, corrente, potência e temperatura. Talvez a única vantagem seja a de possuir uma baixa diferença de potencial entre base e emissor. Isso faz com que se possa usar uma tensão mais baixa na alimentação do circuito.
    Esse tipo de transistor é raro, porque além de ser pouco usado na eletrônica devido às suas deficiências, também tem sua matéria prima em menor quantidade na natureza.
    O transistor de germânio foi o primeiro a ser feito e em aproximadamente 10 anos mais tarde, já começaram a fabricação do transistor de silício. Ambos substituíram a válvula, porém somente anos mais tarde, foi inventado o fet e posteriormente o mosfet. Esses sim, foram considerados os substitutos da válvula.

    ResponderExcluir